O Departamento de Estatística da Universidade de Brasília tem a honra de convidá-los para a Cerimônia de Outorga do Título de Professor Emérito ao Professor Geraldo da Silva e Souza (in memoriam), a ser realizada no dia 20 de março de 2024 (quarta-feira).

Segue, abaixo, a programação de atividades desse dia dedicado a homenagens ao eminente professor do Departamento de Estatística da UnB.

1) Palestra "O problema euclidiano da árvore de Steiner em Rn"

Palestrante: Prof. Nelson Maculan Filho (Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)

Local: Sala Multiuso EST (sala A1-76/7) – Prédio CIC/EST

Resumo: O Problema euclidiano de Steiner (PES) tem como objetivo determinar uma rede de comprimento mínimo que conecte um conjunto finito de pontos do Rn previamente escolhidos. A norma utilizada é a euclidiana e é permitido o uso de pontos extras que possam contribuir para a redução do comprimento final da rede. Problemas desta natureza são frequentemente encontrados em diversas áreas da matemática e engenharia. Mostraremos a construção de modelos matemáticos de otimização com variáveis contínuas e bivalentes (0 ou 1), assim como alguns resultados computacionais. Também introduzimos uma heurística para a obtenção de soluções viáveis.

2) Palestra “Regularised Regression Models: Variational Bayesian Inference”

Palestrante: Prof. Hélio dos Santos Migon (Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)

Local: Sala Multiuso EST (sala A1-76/7) – Prédio CIC/EST

Summary:  Considering the Lα norm, with α ∈ (0, +∞), the Bridge approach for regularising coefficients in regression models defines a penalization on large values of the regression coefficients, including in particular the Lasso and Ridge penalizations. In this talk, a bridge penalised semi-parametric regression model implementation of ADVI is presented. The non-parametric effects of covariates are modelled by B-splines. Due to the stochastic gradient-based updates in the proposed inference approach, small batches of data can be used at each iteration, significantly cutting down on computational time when compared to MCMC. Joint uncertainty estimates for every model parameter are provided. A simulation study and an application to a sizable real-world dataset are both provided to illustrate the main characteristics of the suggested strategy